A Psicoterapia Prânica Do Mestre Choa Kok Sui
A Psicoterapia Prânica do Mestre Choa Kok Sui
Carlos Costa

O Mestre Choa Kok Sui é o moderno fundador da Cura Pranica e do Yoga Ahratico. Filipino, de ascendencia chinesa, dedicou sua vida para o bem da humanidade. Tem mais de 30 livros escritos tendo o seu livro “A Ciencia da Cura Pranica” publicado em mais de 45 idiomas, em todo o mundo. A Cura Pranica está presente em todos os continentes, atuando para a melhoria da saude fisica, emocional e mental de quem a procura. No Brasil, a Cura Pranica tem sua presença em quase todos os Estados da Federação, sendo forte em Brasilia, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Sao Paulo.

Em seu livro “Psicoterapia Pranica” o Mestre Choa Kok Sui faz uma abordagem de como o Terapeuta Pranico pode atuar, em conjunto com o psicologo e o psiquiatra, nos disturbios psico-emocionais recentes e antigos que nos levam a situações de medo, estresse, raiva, tristeza, depressão, vicios, etc.

A Psicoterapia Pranica trabalha na energia de impregnacao mental e emocional, ou seja, nos traumas e sentimentos referentes a energias mal qualificadas adquiridas durante a infancia, adolescencia e idade adulta que nos levam a frustrações, ilusões e outras situações que nos impedem de ter mais saúde e sermos mais felizes. O Terapeuta Pranico aprende técnicas eficientes para retirar essas energias de dentro do sistema da pessoa e substitui-las por imagens e energias positivas que renovam a energia interior desta pessoa e a faz mais segura e confiante em si mesma e consequentemente ter uma vida melhor. A Cura Pranica é bastante prática e segura.

A Psicoterapia Pranica interliga a mente, o corpo fisico e o sistema energetico humano, acrescentando novas dimensões aos procedimentos tradicionais. E’ um instrumento energetico para promover e manter a higiene emocional/ mental. Pode ser usada sempre que alguem esta exposto a um ambiente prejudicial ou etéricamente sujo.

Os descrentes ou os céticos nao podem julgar os méritos da psicoterapia pranica sem antes conhece-la. Como a psicoterapia pranica e’ uma ciencia e uma arte, a  experimentação, validação e pratica são essenciais. Infinitas são as realidades totalmente desconhecidas ao homem. Infinitos sao os caminhos que apenas alguns tentaram percorrer e infinitos sao os que continuam menos trilhados.

O objetivo da psicoterapia pranica é complementar a medicina moderna e ajudar a abrandar rapidamente o sofrimento de milhões de pessoas com transtornos psicologicos.  O Mestre Choa Kok Sui atraves de experimentações e avaliações criou técnicas fabulosas que ajudam a prevenir e aliviar distúrbios psicologicos.

Uma das situações mais comuns vividas hoje em dia é o estresse no trabalho e em casa. Isto tambem pode levar a fracassos nas relações matrimoniais. Por isso outro objetivo da psicoterapia pranica é atuar na melhoria dos relacionamentos na familia e no trabalho, melhorando inclusive a produtividade no trabalho e na escola.

A Psicoterapia Pranica atua nos seguintes principios e conceitos esotéricos fundamentais:

1.       Os chacras ou centros de energias e suas funções psicologicas;

2.       A energia psiquica traumatica e entidades-pensamento;

3.       O chacra e sua rede protetora;

4.       Os elementais etéricos negativos ou parasitas etéricos.

Para compreender melhor a Psicoterapia Pranica recomenda-se ler o livro especifico do Mestre Choa Kok Sui sobre a materia e participar dos cursos de Cura Pranica: Basico e Avançado que são oferecidos no Instituto Prana de Brasilia, sob licença do Institute for Inner Studies, de Manila, Filipinas. Todos os participantes tem vivencias práticas de Cura Pranica durante os Cursos e tem direito a Certificado Internacional de Cura Pranica válido em todo o mundo.

Texto baseado nos livros do Mestre Choa Kok Sui: “Psicoterapia Pranica” e “Milagres Possíveis: Os Sutras do Lotus Dourado na Cura Pranica” , ambos disponíveis no Instituto Prana de Brasília.

 

Carlos Costa, Médico, Mestre em Saúde Coletiva e Terapeuta Prânico Senior